Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Quem
Somos
Produtos Produtos em
uma Página
Informações Artigos Download Estabelecimentos
Kosher
Certificação
Kosher
Pontos
de Venda
Fale
Conosco
Facebook da BDK Instagram da BDK
Notícias
18/09/2014 ROSH HASHANÁ « Voltar

Nos encontramos neste período tão especial do ano, com tantas oportunidades. Iniciando com mês preparatório de Elul, seguido por Rosh Hashaná, Yom Kipur e Sucot. Praticamente dois meses especiais propícios para pensar na vida, fazer teshuvá, melhorar, tomar resoluções. Para a maioria das pessoas, uma época de elevação espiritual.

Por outro lado, uma época finita. Para muitas pessoas, surge a pergunta: vale a pena se esforçar? Quando terminar, não voltará cada um a ser exatamente como era antes? Não é uma enganação? O que se ganha com isto?

Um homem rico possuía um iate, que usava alguns dias por ano, nas férias. No resto do ano, o iate ficava atracado no porto, preso por uma corda. A água do mar penetrava na corda parada e a apodrecia, o que tornava necessário substituí-la a cada dois ou três meses.

Certa vez, uma pessoa simples viu o homem rico cuidando da substituição de sua corda e lhe perguntou: “De que adianta trocar a corda, se a água do mar penetrará novamente nela? Daqui a dois meses ela estará exatamente como agora! O que você ganha com isto?”

“Está certo”, respondeu o dono do barco. “O que ocorrerá, contudo, se eu não cuidar da corda de vez em quando? Se ela apodrecer até o fim, perderei todo o barco!”

A corda pode valer menos que o barco, e pode ser equivalente a apenas um mês de serviço. Sem ela, contudo, a alma vai parar bem longe...

Shaná tová!

BDK