Ovo, Alho e Cebola - Pernoite Descascados
Ovo, Alho e Cebola - Pernoite Descascados
Os tempos mudaram. O mundo mudou e a rotina das pessoas também. As pessoas trabalham cada vez mais, inclusive as mulheres, que já não tem tanto tempo para cozinhar e as que ainda cozinham, querem ter matérias primas já processadas e semi-prontas, para ganhar tempo. Cada vez mais procuramos facilidades, e o mercado procura oferecê-las.
O assunto que será tratado a seguir refere-se a ovos, cebola e alho industrializados.
Antigamente muitas pessoas tinham suas galinhas e sua produção própria de ovos. Mesmo quem não tinha, comprava os ovos e preparava seus alimentos em casa. Hoje em dia, muitos alimentos já são comprados prontos e muitos deles contém ovos. Não é segredo que as fábricas não compram ovos inteiros e ficam quebrando um a um. O mais comum é as fábricas comprarem galões, tanques ou até cargas de caminhões, que são depositadas em tanques gigantescos nas indústrias, com ovos já descascados, selecionados e pasteurizados. Há também quem utilize ovos em pó.
Atualmente até o consumidor caseiro tem acesso a estes ovos pasteurizados que são vendidos em embalagens tetrapack. É uma grande facilidade ter ovos já pasteurizados, o que evita certas doenças, e já limpos e descascados. É só despejar e misturar!
Várias questões de halachá surgem. Seja da procedência dos ovos, se realmente são de aves permitidas, seja em relação ao sangue que pode ser encontrado neles, seja em relação aos equipamentos onde os mesmos são pasteurizados ou secos e, finalmente, quanto à questão de "ruach raá" (maus espíritos).
Nossos Sábios z"l (Tratado de Nidá 17a) nos dizem que ovos descascados que pernoitaram tornam-se proibidos, pois paira sobre eles "ruach raá". O mesmo vale para cebola e alho descascados que pernoitaram.
Seguindo as atuais tendências, como comentado acima, também é muito comum o uso de cebola e alho em forma de pasta, triturados ou em cubos congelados. Os mesmos estão descascados. Neste caso surge novamente a questão do "ruach raá". Lógico que também devem ser observados detalhes como os equipamentos utilizados, principalmente por estes serem picantes (davar charif, na linguagem haláchica), o que exige maiores cuidados. Da mesma forma precisa-se checar se não há aditivos problemáticos.
Depois de checarmos aditivos, equipamentos, origem dos ovos, resolvida a questão do sangue nos ovos, avaliados os processos aplicados ao alho e cebola, ainda temos que enfrentar a questão do "ruach raá" que se aplica nestes casos.
Abordaremos este assunto com mais detalhes e veremos em que casos se pode permitir, tanto nas indústrias, como em nossos lares, o uso destes ingredientes e o que devemos fazer se quisermos deixar ovos, alho e cebola de um dia para o outro, já descascados.
Existe uma opinião que diz que nos dias de hoje não há mais este perigo, contudo a maioria dos legisladores alegam que o perigo existe e não se deve usar estes três alimentos que passaram a noite descascados. Mesmo que isto foi deixado sem querer.
De qual forma é permitido deixá-los pernoitar?
O Talmud diz que se um destes alimentos não foi completamente descascado, ou seja sobrou um pedaço de casca sobre ele - pode deixar pernoitar sem perigo. Da mesma forma, se sobrou cebolinha sobre a cebola - pode deixar pernoitar.
Esta lei é válida, a princípio, tanto para estes alimentos em estado cru como cozidos, apesar de haver uma discussão sobre o assunto.
Após completamente descascado, não adianta embrulhar em alumínio, saco plástico, Ziploc ou colocar na geladeira. Será ainda proibido consumir se pernoitar. (Logo veremos como permitir.)
Ovos industrializados
O Rav Moshe Feinstein zts"l explica que esta proibição recai sobre uma dona de casa que abre um ovo, alho ou cebola e o deixa pernoitar para utilizar no dia seguinte. Contudo, não há proibição de descascar para deixar por alguns meses. Portanto é permitido utilizar ovos industrializados, assim como cubos de alho congelado.
Ovo e alho em pó
O Darkei Teshuvá diz que o ruach raa não afeta alimentos secos. Portanto, segundo ele, não há qualquer problema usar ovo ou alho em pó mesmo que este já pernoitou.
Misturado com outros ingredientes
Se uma pessoa misturar um destes alimentos com outros ingredientes, poderá sem perigo deixar pernoitar. Por exemplo, a pessoa pode fazer uma salada com cebola e deixar pernoitar. Pode misturar ovo com sal ou açúcar, alho com azeite e guardar para usar no dia seguinte.
Embora normalmente seja proibido anular uma proibição com as próprias mãos (por exemplo diluir algo proibido em sessenta vezes de algo permitido) - neste caso não é proibido pois não se trata de uma proibição (issur) mas de algo perigoso (sakaná), sobre o qual não recai a proibição de anulá-lo.
Alguns legisladores alegam que este perigo só se aplica a cebola branca, mas não sobre cebola roxa. Segundo esta opinião a pessoa pode consumir cebola roxa descascada que pernoitou.