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Shaatnez - Uma Mitsvá Esquecida


ShaatnezUma Mitsvá Esquecida

- Comer comida não kasher?! Lógico que não! Mesmo se no rótulo parece não ter nenhum ingrediente não kasher, não posso comer. Pode ser que há algo que eu não saiba no produto.

Mas shaatnez? Imagine só... a minha roupa não tem shaatnez!

- Mas estou vendo que o próprio tecido de sua roupa é de lã e linho juntos! - diz o profissional em inspeção de shaatnez.

- Não pode ser! Hoje em dia não existe mais esse problema. Olhe aqui a etiqueta, diz que é 100% lã. Viu?! Não há linho aqui.

O inspetor abre a costura do forro, tira uma amostra do tecido, e mostra como há linho misturado na lã.

Sim! Assim como não podemos confiar no que diz o rótulo de um alimento, não podemos confiar cegamente na etiqueta da roupa. Até uma certa porcentagem de outros tipos de materiais, não é necessário por lei escrever na etiqueta. Além de que, acontece de se confundirem nas etiquetas.

Todas as roupas feitas de lã ou linho (exceto meias) devem ser verificadas, pois há certa probabilidade de terem shaatnez. Por exemplo, em um terno pode haver shaatnez em 52 lugares. Em uma calça, em 15 lugares. O tecido em si é apenas um destes. Na parte interna da roupa, há dezenas de partes, das quais muitas delas podem conter lã e linho. Ou ainda pode conter apenas um dos dois, mas estar costurado ou colado no tecido externo - sendo também shaatnez. Aliás, o material da qual estas partes internas são confeccionadas, jamais constarão na etiqueta.

Hoje há uma mudança muito grande no mercado têxtil. Por motivos de saúde e uma vida mais natural, as pessoas estão voltando a preferir usar roupas de fibras naturais. Até mesmo tecidos de origem vegetal que já quase não se usava, estão voltando a ser comercializado. Isso provoca com que os inspetores devam que ter uma atenção redobrada, para não permitir uma roupa com shaatnez. Mas, ao mesmo tempo, tomar cuidado para não proibir o uso de uma roupa que na realidade só parece ter shaatnez, mas na realidade não tem. Isso para não causar prejuízo ao dono da roupa, o que seria considerado roubo.

Esta mitsvá faz parte do grupo de mitsvot chamadas "chukim" - mitsvot que a Torá não diz um motivo. Porém, o Zohar explica um motivo. Logo no início da criação, Kayin trouxe uma oferenda a D'us de restos de linho. Hevel (Abel) por sua vez, trouxe carneiros. O Criador aceitou a oferenda de Hevel, mas não a de Kayin. Houve uma briga entre os dois naquele momento que levou ao assassinato de Hevel por Kayin. Uma vez que lã e linho estavam envolvidos no primeiro assassinato, ao juntarmos os dois estamos provocando uma associação àquele momento, fazendo com que este episódio seja lembrado nos Céus e, portanto a Torá nos proíbe a mistura deles em nosso dia a dia.

"Um casal chega a um laboratório de inspeção de shaatnez com um pacote cheio de roupas. Todas suas roupas foram trazidas ao laboratório. Alguns dias depois, voltaram para receber suas roupas de volta. O casal estava ansiosamente esperando, quando o diretor diz "quase tudo ok, exceto um casaco". O casaco de lã da mulher estava com shaatnez! O inspetor mal imaginava qual seria a reação da mulher a noticia. Ela começou a chorar, choro muito amargo. Em um primeiro momento, o inspetor achou que o estado financeiro deles não possibilitava comprar outro casaco. Porém, a história era outra, muito chocante. "Estamos casados há 12 anos" - conta o casal - "e desde então não conseguimos ter filhos. Fizemos de tudo: rezas e lágrimas, viagens a túmulos de tsadikim. Fomos pegar berachot com todos grandes tsadikim da geração. Consultas com todos grandes médicos, pelo mundo a fora e ainda não tivemos filhos. Nos últimos dias um Rabino nos perguntou se já verificamos a ausência de shaatnez em nossas vestes. Pois como é sabido, o shaatnez impede das rezas chegarem ao Trono Celestial. Agora nos ficou claro que as rezas e lágrimas de 12 anos estavam barradas pelo shaatnez." Tantas rezas, tantas lágrimas e tudo bloqueado pelo shaatnez.

Depois de um ano o inspetor foi convidado ao berit milá do filho primogênito do casal...

(do folheto "Zehirut Habegued" num. 4)

 

Alguns cuidados!

  • Ao comprar um conjunto, trazer todas as peças para inspeção. Se não há shaatnez no terno, por exemplo, não quer dizer que não haja na calça.
  • Da mesma forma, ao comprar duas peças iguais, ambas precisam ser inspecionadas. Não obrigatoriamente são de um mesmo lote e podem ter diferenças significativas.
  • Vale lembrar que mesmo roupas que na etiqueta conste lã e linho, pode ser que não haja um dos dois, podendo "salvar" a roupa trazendo-a a inspeção.
  • Mesmo se trouxer amostras do tecido que será usado para confeccionar uma roupa com alfaiate, deve-se inspecionar a roupa quando pronta, pois ainda assim pode ter sido usado shaatnez.
  • Casacos de lã precisam ser inspecionados. Casacos de inverno sintéticos, se o forro for de lã precisa ser verificado. Se o casaco for sintético e o forro também, não é necessária verificação.

Mais uma vez o BDK do Brasil traz um serviço à comunidade.