Faça sua pesquisa:

Por favor preencha o campo

Simanim sem Tolaim


Simanim sem Tolaim

Costumamos ingerir nas noites de Rosh Hashaná alguns alimentos diferentes, pedindo ao Criador para termos um bom ano, os famosos simanim. Como nos explica o Shel"a Hakadosh, o principal é fazer teshuvá pedindo de coração.

O conceito é pegar alimentos que, em qualquer língua, lembre de alguma forma o pedido que fazemos. Por este motivo entre os ashkenazim é muito comum analogias em idish.

Para não esquecermos a importância do dia tão sagrado de Rosh Hashaná, lembramos a sua importância até mesmo ao sentarmos à mesa para a refeição festiva. Aproveitamos para pedir e rezar por um bom ano, consumindo alimentos cujos nomes ou características estão relacionados com os pedidos.

No dia de Rosh Hashaná as rezas são voltadas especialmente à declaração do reinado do Altíssimo. Por isso, evitamos fazer pedidos de coisas particulares nesta data. Queremos apenas declarar o reinado do Altíssimo. Contudo, de forma indireta, pedimos o que necessitamos, tendo alimentos que nos lembram os pedidos a nossa frente.

Torá nos proíbe comer insetos. Frutas, verduras, folhas etc. são permitidas e temos que usufruir do que o Altíssimo criou, para desfrutarmos para poder servi-lo. Porém, temos que garantir a ausência de insetos no que ingerimos.

A seguir a lista dos alimentos que se costuma comer, seus motivos e alguns conselhos quanto às infestações de insetos.

Maçã com mel: a prosperidade do povo de Israel é comparada à maçã. O mel simboliza o adoçamento desta prosperidade.

Acelga: em hebraico selek (lembra a palavra "salek", desaparecer). Pedimos para que o Todo-Poderoso desapareça com aqueles que nos odeiam. Na inspeção, ela deve ser lavada e deixada de molho em água com detergente. Depois disso olhada contra a luz, verificando bem ambos lados da folha.

Beterraba: em hebraico silká (lembra a palavra "salek", desaparecer). Pedimos para que o Todo-Poderoso desapareça com aqueles que nos odeiam.

Repolho: em hebraico carti (lembra a palavra "karet", erradicar). Pedimos para que o Todo-Poderoso erradique nossos inimigos. As infestações, felizmente, são predominantemente limitada às primeiras três camadas de folhas, ou seja, as seis folhas exteriores (duas por camada). Se estas seis folhas estiverem limpas, o resto da cabeça de repolho pode ser utilizada. (Encontrar insetos mais profundamente do que a terceira camada é incomum.) Logicamente, isto é valido apenas para repolhos de boa qualidade.

O inseto do repolho é pequeno (aproximadamente 3mm de comprimento) branco ou às vezes inseto verde que faz tocas em seu caminho no repolho. Buracos no exterior das folhas do repolho são sinais da presença desses vermes. Quando expostos, estes insetos às vezes levantam-se verticalmente fora da superfície da folha.

O pulgão do repolho

(The OU Guide to Preparing Fruits and Vegetables, com permissão da OU)

Vários métodos forram desenvolvidos para a inspeção de repolho:

  1. Desanexar as folhas soltas ("folhas embrulho") e descartá-las.
  2. Retire o "umbigo" do repolho e divida a cabeça ao meio, permitindo que seja descascado com mais facilidade.
  3. Descasque as três camadas superficiais (cerca de seis folhas, não incluindo as folhas que embrulham) ao largo da cabeça e descartá-las. O resto da cabeça pode ser utilizada.
  4. Alguns sustentam que as seis folhas externas devem ser verificadas ao invés de serem descartadas. A forma mais prática para verificar é colocar a folha acima de luz direta. Porque a folha é translúcida e os insetos não são, portanto os insetos são acentuados e facilmente detectados. Verificar os dois lados de cada folha.
  5. Se apenas um ou dois insetos são encontrados nestas seis folhas, todo o restante daquela cabeça pode ser utilizado sem qualquer controle. Recomenda-se que as restantes folhas sejam lavadas antes de usar.
  6. Se três ou mais insetos forem encontrados nas primeiras seis folhas, o restante das folhas devem ser cuidadosamente lavadas e verificadas antes de usar.

Outros utilizam Alho Poró: Precisa lavar bem e deixar de molho em água com detergente por alguns minutos. Depois disso enxaguar bem as folhas e olhá-las contra a luz.

 

Feijão de corda: em hebraico "rubia" ("aumentar") para tanto pedimos que o Altíssimo que aumente nossos méritos. Inspeção: deixá-los de molho em água por 10 horas. Depois verificar sobre a mão (5 ou 6 grãos por vez), virando eles de mão para mão, de modo a ver ambos os lados dos feijões.

Cenoura: em hebraico "guezer", tem as mesmas letras de "guezar" (decreto). Pedimos para que o Todo-Poderoso anule todo o mau dos decretos. A cenoura em idish é chamada de "mehren" que significa "aumentar". Portanto, pedimos também que aumente nossos méritos.

Tâmara: em hebraico "tamar" (lembra a palavra "tamu", " perecer"). Pedimos para que os que nos odeiam pereçam. Geralmente a tâmara fresca é limpa de insetos. Mas, é recomendado parti-la, tirar a semente e ver como está.

Tâmara seca: parti-la e ver a semente. Depois verificar bem o lado interno e externo da tâmara para certificar-se da ausência de potinhos pretos ou insetos. De vez em quando aparecem certos cristais brancos - são cristais de açúcar e não comprovam existência de insetos.

Tâmaras secas são aceitáveis sem Hashgachá. No entanto, deve ser notado que Israel tornou-se um importante exportador de tâmaras secas. Produções israelenses exigem certificação Kosher boa, para garantir que foram tomados os cuidados relacionados ao ano sabático e que as mitsvot de terumotmaaserot e orlá foram devidamente cumpridas.

Tâmaras importadas, por exemplo, do Paquistão, são muitas vezes altamente infestadas e devem ser evitadas. Isto especialmente em purê de tâmaras, que são praticamente impossíveis de controlar. Tâmaras cultivadas na Califórnia (EUA) geralmente não são infestadas. No entanto, quando se utiliza tâmaras inteiras (em que as sementes não foram removidas), é recomendado pegar três a cinco tâmaras de cada vez, cortar as tâmaras longitudinalmente e procurar pequenos vermes. A presença de pequenos túneis dentro da tâmara é uma indicação de vermes.

Não é necessário verificar "pitted dates" (tâmaras descaroçadas), a não ser que ficou armazenada por um longo período de tempo.

Romã: contem muitas sementes. Pedimos ao Todo-Poderoso que aumente nossos méritos como as sementes da romã. Inspeção: às vezes entra na romã um inseto marrom. Precisa-se revirar as sementes e certificar-se que não há insetos. Pontos pequenos escuros nas sementes, não indicam estarem bichadas.

Abóbobora: em hebraico, "kara" ("rasgar"). Pedimos para que o Altíssimo rasgue os maus decretos. Geralmente abóbora não apresenta infestações.

Peixe: Pedimos para que nos proliferemos como os peixes. É sempre correto verificar a ausência de insetos nos peixes, assim como em frutas e verduras. Pode-se encontrá-los, principalmente na barriga e cabeça.

Cabeça de Carneiro ou Peixe: Pedimos para que sejamos cabeças e não rabos.

Que seja a vontade do Eterno, que todos os pedidos acima sejam prontamente atendidos!

Shaná Tová!