10-10-2011
Morangos - como verificar?
Como lavar morangos para não terem "tolaim" - insetos
Sistema de limpeza descrito pelo Rav Falk shelit"a, possek de Gateshead e autor de um importante guia sobre tolaim, e pelo Rav Heinemann shelit"a, possek da comunidade Aguat Yisrael em Baltimore e supervisor da Star-K.
Obs: nos testes realizados em nosso laboratório, o método descrito se mostrou eficaz.
- Adicionar a uma bacia, cheia de água, bastante detergente (para que este dissolva a gordura que gruda as patas dos insetos aos morangos).
- Misturar bem a água, fazendo espuma (isto é um sinal que há detergente suficiente, não bastam apenas umas gotas que vão se anular em tanta água que há na bacia).
- Colocar os morangos na água, mexer um pouco e deixar de molho por 15min. (com as folhas, mantendo assim a proteção natural do morango, para que não penetre detergente no morango. Por ser esponjoso, se cortar a folha antes de colocá-lo de molho, absorverá água com detergente tornando-se desagradável para o consumo).
- Movimentar o morango várias vezes na água em movimentos circulares. Retirar todos morangos da água (ou jogar a água fora, pois se ficarem demasiado tempo de molho, podem se estragar).
- Cortar as folhas com um pedacinho do morango. Esfregar com os dedos toda a superfície do morango debaixo de água corrente para tirar qualquer inseto que não soltou na água. Se ao cortar ficar o buraco (vão do morango) aparente, cortar o morango ao meio para que a água corrente passe na parte interna também.
- Repetir o processo do item 5 para cada morango individualmente.
- Se houver partes do morango que não estiverem bonitas, retirar com uma faca.